quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PATRIMÓNIO E TURISMO

"É uma visão redutora o património ser o motor do turismo". A frase, a extraordinária frase, foi proferida ontem à noite, na Assembleia Municipal de Moura, por um destacado membro do Partido Socialista. O mesmo que questionou, na passada Primavera, o interesse da reabilitação do Edifício dos Quartéis. E a quem parecem incomodar os investimentos e os progressos que a Câmara Municipal de Moura tem feito nesta matéria. Sublinho que ao enfatizar a aposta no património não me refiro apenas ao património construído, que é, e muito justamente, uma das pedras de toque do que tem vindo a ser realizado.
.
É uma das vantagens da democracia. Dizer disparates, como o de ontem à noite sobre o património, não comporta punições. A não ser de ordem política.
.
Rir é, sempre, o melhor remédio. Aqui vos deixo um inspirado desenho de Sempé.

28 comentários:

Anónimo disse...

No caso do membro da Assembleia em questão nem se pode usar a tão conhecida frase "são jovens não pensam"...

Anónimo disse...

O Património tem sido em todo o mundo um dos factores promotores do Turismo. Dizer que é redutor? bem o membro da assembleia lá saberá que outras ofertas pode Moura ter para promover o Turismo. Em quais estava a pensar? apontou algumas?

José Francisco disse...

A democracia tem destas coisas, curiosamente essa frase foi proferida precisamente no dia em que George W. Bush foi eleito para Presidente dos Estados Unidos da América no ano de 2004.O que têm estes dois senhores em comum?
Nada, apenas os disparates.

Anónimo disse...

Então qual é a diferenciação e quais são os grandes trunfos do Alentejo em termos turísticos?

Anónimo disse...

A Democracia tem destas coisas, curiosamente a frase foi proferida precisamente no mesmo dia em que George W. Bush vence as eleições em 2004 tendo sido reeleito. O Que têm estes dois senhores em comum?
…Nada, apenas os disparates.

José Francisco

Anónimo disse...

Sr Santiago:
A pessoa que proferiu tal afirmação não me parece que seja um destacado membro do Partido Socialista na medida em que, segundo me parece, nem militante é, mas faz parte da bancada do Partido Socialista.
A posição do referido senhor faz-me lembrar uma das expressões célebres de Jorge Coelho :
"Estes independentes são tão imprvisisveis" ...

tss tsss
Lixo Tóxico

Anónimo disse...

Mas onde e quando é que em Moura se aproveitou o património (natural/edificado/histórico, etc...) como uma fonte ou motor de desenvolvimento?

Eu pelo menos nunca vi tal coisa na cidade. Ponha-se nos pés de um turista que visita a nossa cidade e veja a oferta que tem...

Alexandre disse...

Acho que foi o Criado Boado que disse um dia qualquer coisa como isto: "as sociedades, exactamente por terem o direito de preservar o património que herdaram dos seus antepassados, também têm o direito de o destruir ou negligenciar, se assim o entenderem"... ;)

Anónimo disse...

O dito senhor gosta imenso de se ouvir, o que importa é dizer coisas.

Desde que seja para dizer mal da Câmara e "botar-abaixo" (onde é que eu já ouvi isto?! agora até me arrepiei), vale tudo...

Enfim...quem dá o que tem a mais não é obrigado...pena que, neste caso, seja tão pouco :)


Ass:
Zé do Laço

Anónimo disse...

É realmente uma questão interessante... O que faz um turista visitar um local??? Paisagem, património, gastronomia, recursos cinegéticos, etc...

E o que nos pode diferenciar da oferta feita pelo vizinho?

Aproveitem estes espaços para pensar...

Anónimo disse...

Também não sejam tão exigentes.
Talvez pelo facto de não ser assim tão jovem, tenha o conceito de património um tanto ou quanto desactualizado.
Se calhar ele queria falar nas potencialidades do turismo rural ou qualquer coisa desse género. Afinal, até está dentro do negócio e deve entender bem do assunto.

BB

anamarafada disse...

Mas acredito que os elementos do PS subscrevem o disparate. Até porque esse elemento deve ser para eles a "reserva" intelectual da assembleia da ala PS...
O elemento com alguma capacidade de teorização.
O que para PS poderá vir a ser util em termos de oratória na assembleia (para não ficarem calados) mas que mais cedo ou mais tarde vai incomodar.
Ou esse elemento vai na onda da polítiquice ou os políticos vão ficar confusos quanto ao papel que esse elemento anda a representar.
É que nada me tira da ideia que esse elemento tem ambições mais pessoais que políticas (o que é legítimo).

Pode ser tudo um disparate... Mas espero que aqui a democracia também me dê esse direito.

Dulcineia disse...

Vale a pena o debate nem que seja para re(ver) o desenho de Sempé.
Nem todos se conseguem projectar...

Anónimo disse...

Portugal é apontado pelo Lonely Planet (um dos guias mais utilizados pelos operadores mundiais) como um dos 10 melhores destinos para 2010.

Um dos factores tomado em consideração para Portugal, pelo guia, tem sido a capacidade de recuperação dos centros históricos das cidades e a dinâmica associada a essa recuperação.

Tiremos agora as conclusões que quisermos.

Humberto Nixon

Anónimo disse...

Se calhar o senhor em questão estava a pensar em algo tipo chupa cabras ou a queda de ovnis com ETs e tudo, para promoção turística... Sim... de facto o património como motor do turismo é redutor... podemos pensar em lobisomens ou vampiros ou na aparição de nossa senhora.
se bem que os vampiros estão mais na moda...

Regina Reis disse...

a afirmação que esse sr. fez não foi um disparate mas sim uma demontração de burrice, assim como "vozes de burro não chegam ao céu"....o povo de Moura julgará daqui a quatro anos como o fez em Outubro último!
Força e continuação do vosso bom trabalho

Anónimo disse...

E assim de repente,inspirada pelos comentários,lembro-me de ter pensado muitas vezes que se a Câmara Municipal ou qualquer outro engenhoso fabricásse o monstro do Lago de Alqueva, tipo monstro do Loch Ness, teríamos turistas por umas boas décadas! Mas, por favor, não se lembrem de outra Nossa Senhora de Fátima, com o devido respeito pelos crentes.

BB

José Francisco disse...

De facto uma coisa é certa não podem acusar o PS de não defender o património, temos o exemplo dos proprios governantes... só que é o património pessoal, não só o defendem como o tentam aumentar, ocorre-me o nome de um tal de Vara ou lá o que é... e um outro senhor já reformado mas que de vez em quando ainda teima em mandar "Bitates".

Anónimo disse...

Alguns destes comentários demontram bem, pelo seu tom, que quem é incapaz de dar ideias, desdenha sempre. Não se tratam de Nossas Senhoras (já houve uma nas Choças-Amareleja)trata-se de trabalhar para criar ofertas Turísticas. Existem meios, existem potencialidades. Mas não há vontade de trabalhar, nem empenho. Resultado; uma cidade sem nada que atraia Turismo. Impávidos aos cantos das ruas falam da vida dos outros. O comboio dos anos vai passando e Moura vai ficando no cais.

Anónimo disse...

Depois de começar a ler o comentário do anónimo das 14h07,ainda pensei que fosse avançar com algumas ideias. Seria interessante discutir algumas ideias em concreto e qual a viabilidade de as pôr em prática para atrair mais turistas ao Concelho de Moura. Ao invés, limita-se a criticar os comentários dos outros e a falar da falta de trabalho e de empenho. Já agora, de quem? É que esse comentário enquadra-se mesmo no género de comentários dos que falam nos cantos das ruas.
Acho que este espaço até seria interessante para trocar ideias susceptíveis de pôr em prática. Mas demagogia? Não,obrigada. Já chega a que me entra todos os dias em casa pela televisão a dizer que temos que continuar a apertar o cinto que os tempos áureos estão quase a chegar.
Como sou optimista, também espero, um dia, voltar a ver um comboio a passar em Moura. Não apenas os anos.

BB

Anónimo disse...

Mas ainda fica admirado com esse tipo de comentários? Havia de ver o que eles, desde que são "poder", fizeram e continuam a fazer aqui em Loures, na área cultural. Por isso, livrem-se de os ter por aí a governar na autarquia. Nem sabem o que os espera! Eu até que sou de esquerda fico abismado com as politicas culturais que desenvolvem, mas calo-me, para não perder o emprego. porque trabalho não me dão nada de jeito para fazer, é só bailaricos saloios para os reformados e pensionistas!

Anónimo disse...

E o BB fez um comentário brilhante, cheio de ideias e de propostas? O seu Demagogia não obrigado, aplica-se que nem uma luva ao seu comentário. Sobre os comboios passarem por Moura, espere sentado e acorde, pode ser que ainda vá a tempo de apanhar aquilo que Moura tem perdido e que os outros concelhos têm conseguido apanhar.

Santiago Macias disse...

Esta não resisto a comentar. OUTROS CONCELHOS é uma das minhas entidades favoritas. Continuaremos a trabalhar no mesmo sentido. Para além dos munícipes (dado essencial!) o nosso trabalho foi reconhecido pelo Instituto de Turismo de Portugal e pela CCDRA, com importantes financiamentos. Por OUTROS CONCELHOS não sei...

Anónimo disse...

Sr. Anónimo:
A ideia deste post (talvez lhe tenha passado ao lado), não era própriamente apresentar propostas! Daí o tom mais ou menos irónico dos comentários que se lhe seguiram.
Mas como a sua linha de raciocínio foi no sentido de generalizar e tentar passar um atestado de burrice a todos os que se quiseram livremente manifestar, com mais ou menos ironia ou seriedade, apenas o "desafiei" a avançar com ideias concretas. Teria sido uma boa oportunidade para demonstrar que é diferente daquilo ou daqueles que tinha acabado de criticar. Como já percebi que faz parte do grupo para quem a galinha da vizinha é sempre melhor que a nossa, mas acaba por não dizer em quê, é escusado entrar em diálogo.
Os meus comentários podem não ser brilhantes; assim como os seus, são o que são. Já agora se me permite vou continuar a sonhar com comboios em Moura e hospitais, educação, cultura, emprego, politicos incorruptíveis, salários justos e outras tantas coisas que não me permitem ficar muito tempo sentada (e não sentado) ou a dormir. É que, parecendo que não, tudo isso são factores que contribuem para uma maior ou menor afluência turística quer em Moura, quer noutro qualquer lugar do mundo.
Aliás, até me parece mais lógico que os turistas cheguem ao concelho de Moura de comboio que através de uma ciclovia ou através de um aeródromo desactivado. Para bom entendedor...

Sem mais considerações.

BB

Anónimo disse...

BB nunca pensei que a galinha da vizinha é melhor que a minha, nem pertenço a qualquer grupo. A BB criticou um comentário, chamou demagogo a quem o escreveu e depois fez exatamente o mesmo, usou demagogia e criticou sem dizer nada. Repare e serve também para o Dr. Santiago, quando falo de outros concelhos, não estou a comparar com outros, nem com a gestão ser melhor ou pior. Estou a constatar factos por se ter falado deles, perdemos o hospital, perdemos o comboio e isso nuito dificilmente voltará. Daí o esperar sentado. Há 25 anos Moura era grande, comparada com outras terras, tinha escolas, tinha piscina, tinha pavilhão e as outras terras não. O que aconteceu é que actualmente as outras terras também já têm isto tudo e mais algumas coisas e Moura continua parada no tempo. Não quero saber se a culpa é deste executivo, do anterior ou do de quatro o mandatos. Quero somente que em Moura alguem se mova seja o executivo ou a sociedade civil. Obrigado

Anónimo disse...

ao comentário da BB de 4 de Dezembro às 22:36

... não precisamos de uma nova Nª Srª de Fátima, pois já cá temos a Nª Srª do Carmo.
... se pensarmos bem no assunto, verificaremos que não arranjamos no Alentejo festa nenhuma com esta movimentação e alma ... e se a BB assistir ao fim da procissão e ao recolher da santa verificará que há muitas caras desconhecidas... e associada a esta devoção existe uma componente turística que é real ...
... deixando o turismo e libertando umas tóxinas, curiosamente e se não estou em erro, na procissão de 2009 todos os cabeças de lista à Câmara de Moura marcaram presença ...

tss tsss

Lixo Tóxico

anamarafada disse...

Ó Senhor Lixo Tóxico:
Não seja assim.
É o milagre da fé!
De qualquer forma já fiquei a saber que também estava lá...
E mais como cuscu do que como crente. Olhe que isso é pecado!
:P

Anónimo disse...

Já tinha prometido a mim mesma não voltar a este post mas... azar dos azares - hoje também me apetece libertar toxinas e já que o Lixo Tóxico falou na "nossa procissão" vou dar a minha opinião pessoal sobre essa manifestação popular, religiosa,turística ou lá o que lhe queiram chamar. Não tenho religião,acho improvável que algum dia tenhamos capacidade de demonstrar a existência de algum deus, mas respeito os crentes e as pessoas com fé, até porque, serão eventualmente mais felizes que eu, que não tenho esse género de certezas. Assisti uma única vez ao final da procissão,por curiosidade, e comoveu-me apenas uma coisa - o sofrimento e as lágrimas na cara das pessoas. Se conseguem através da fé em entidades divinas suportar melhor esse sofrimento, tanto melhor para elas...O reverso da medalha é a feira das vaidades em que muitas pessoas conseguem transformar uma procissão que deveria ser, acima de tudo, um acto de fé. Para os que se dizem cristãos, na minha opinião, chega a ser um desrespeito para a própria figura de Jesus Cristo. A própria Igreja, com toda a sua opulência, chega a ser uma afronta àquilo que apregoa. E são muitos os que fequentam as nossas igrejas com a pretensão de pertencerem a uma classe social mais elevada. Afinal vamos ver, e também apanham os autocarros em Sete Rios...
Não discordo totalmente da sua ideia Lixo Tóxico. Há apenas uma diferença - As festas de Nossa Senhora do Carmo, e não só a procissão, fazem parte do nosso património. A Nossa Senhora de Fátima é um negócio bastante lucrativo para muitos, numa localidade completamente desvirtuada e a sua aparição em 1917 faz-me lembrar demasiadas vezes o título do livro da Margarida Rebelo Pinto, Não há Coincidências...
Também me pareceu ver demasiados aspirantes a politicos nesta última procissão :) E antes que a Marafada se adiante, gosto de assistir de fora à procissão, é verdade...não por pura cusquice mas tenho também aquele bichinho do respeito pelo nosso património. O tal, que afinal parecia tão redutor...

BB