quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

GENERATION GAP

Tive há dias, ao vivo, um exemplo evidente do que é o conflito de gerações. Ouvia músicas dos Clash quando o Manuel, trinta anos mais novo que eu, se surpreendeu: "Olha, tu sabes quem são os Clash...". Na verdade, eu é que fiquei surpreendido por um adolescente dos nossos dias conhecer o grupo. E gostar. É esta a parte boa do conflito de gerações.
.

.
Sempre gostei do estilo punk politicamente comprometido dos Clash. Este Spanish bombs tem uma fibra notável, se descontarmos o facto de Joe Strummer pronunciar as palavras em espanhol de um modo absolutamente aviltante. É bom terminar o ano com um som marcadamente político e desordenadamente à esquerda. A luta continua, e continuará sempre. É isso que nos ensinam os putos que vão todos os anos à Festa do "Avante!". É uma esquerda hardcore e diferente da minha. Mas é, com todo o seu acne, mais estimulante que a minha.
.
Há um cantinho especial no meu coração para os Sex Pistols, para os Stranglers - não me refiro aquela sopa morna do Golden brown... - ou para os Bad Brains, que no sossego dos meus 16-17 anos me pareciam (e eram!) infinitamente superiores aquela coisa sonolenta do rock sinfónico, hoje remetido a um mais que merecido jazigo.
.
Vivam os Clash! Viva a Esquerda! Viva 2010!

10 comentários:

Anónimo disse...

Há uns 15 anos atrás e com as mesmas diferenças de idade, ouvia eu os Dire Staits e um Pedro ao meu lado fez exactamente o mesmo comentário.

Anónimo disse...

VIVA!

Anónimo disse...

Viva!
¡Hasta la victoria siempre!

Unknown disse...

Tenho albuns de todas as bandas referidas e mais algumas da epoca mas há amigos que com a minha idade que não conhecem, mas gostam. para mim the clash e talkin heads!!! entre outros.
também no porto a semana passada foi apresenta uma banda de jovens que prometem reviver os clash por muitos palcos nacionais, não me lembro ao certo o nome mas podem pesquisar... BOM ANO DE 2010 !!!!!

Teresa Sindicato disse...

Só para deixar aqui um link para um site onde podes sacar muita música boa, inclusive punk. É o PCP (Pequenos Clássicos Perdidos), um blogue brasileiro. De lá podes saltar para outros também muito bons. Aqui fica. http://pequenosclassicos.blogspot.com
Neste encontras, por exemplo, o London Calling dos The Clash. Também saquei o album duplo Sandinista, onde se encontra a faixa Spanish Bombs que publicaste, mas agora não consigo encontrá-lo.
Recomendo também o Tom Zé e, numa onde industrial - punk os Revolting Cocks.

Anónimo disse...

Boa noite/madrugada Santiago:

Não são grupos que me tivessem chamado muito a atenção e não conheço grande parte das suas músicas... mas pronto, vou dizer umas banalidades: gosto da música da sopa morna (deve ser a mais comercial). Já os Clash começaram a chatear-me com aquela história do "Should I stay or should I go..."! Há músicas que o meu cérebro, automaticamente, rejeita e essa, é uma delas.

A minha onda (Imagino que já estão a imaginar a Brigitte a surfar) era mais esta:

http://www.youtube.com/watch?v=ORc5Td_T6og

http://www.youtube.com/watch?v=Qw5eTaGSKPc

... Mas desde que a música e a letra consigam "falar" comigo, não há estilo de música que não aprecie...Talvez dispense o estilo do Zé Cabra, do Toy e da Ana Malhoa.

Um bom inicio de ano. No minímo, a ouvir boas músicas.

BB

Santiago Macias disse...

Os Cure são um pouco adocicados. Os Doors são coisa séria! Mas nem uns nem outros são música de chacha. Quando falo em "sopa morna" refiro-me aquelas coisas inacreditavelmente chatas e pretensiosas do rock sinfónico (bocejo enorme): Genesis; Yes; Camel; Renaissance... Aquilo dava sono a um morto!

Anónimo disse...

Eu quando me referia à "sopa morna" era à sopa Golden Brown dos Stranglers - provavelmente seria das poucas a passar na rádio, porque não conheço muito mais desse grupo.
Os Cure têm, realmente, o seu quê de adocicados, mas as BBs e/ou os fanchonas(com esta já baralhei as cartas aos comentadores)apreciam esse toquezinho de açucar!
Já nesta altura o excesso de maquilhagem masculina começou a caracterizar certos grupos musicais como forma de afirmação social provocatória :) Os actuais Tokio Hotel, que fazem delirar muitos adolescentes, não são inovadores a esse nível.
Já agora, se não fôr abusar da sorte e do orçamento cultural da C.M.M., vou deixar 3 sugestões actuais de bandas portuguesas que gostaria, um dias destes, de ver actuar no nosso Concelho. Suponho que não sejam baratas mas...quem sabe não se enquadram em alguma iniciativa:

http://www.youtube.com/watch?v=JGM7rSMubYU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=NHSBieQ4IwI

http://www.youtube.com/watch?v=rjn0YDbInuA

:)

BB

Anónimo disse...

Confesso-me tal como o Manuel 17 anos mais novo do que eu, agradavelmente surpreendido..

João Macías disse...

Em relação às boas sugestões de BB, penso que o Tigerman não deve ter um cachet extraordináriamente elevado.