segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

OU ISTO OU AQUILO

Na passada sexta-feira enviei este mail aos trabalhadores da Câmara Municipal de Moura:

Boa tarde
.
Por razões de ordem pessoal deixarei, a partir do próximo dia 15, terça-feira, de ser vereador em regime de permanência da Câmara Municipal de Moura.
.
Manter-me-ei, contudo, como vereador, compromisso que assumi com o eleitorado do concelho de Moura e com o meu partido e que respeitarei na íntegra. Continuarei, de igual modo, a assegurar a gestão dos pelouros que actualmente detenho.
.
Cumprimentos
Santiago Macias

.
Ao contrário do que alguns quiseram crer não é, nem pouco mais ou menos, um mail de despedida. O facto de assumir um lugar de investigador na Universidade de Coimbra não me afastará de Moura, nem dos projectos de Moura. Continuarei, tal como referi no mail, a ter as mesmas responsabilidades políticas. Adivinho tempos de trabalho (ainda) mais intenso. Faremos essa avaliação em 2013. Antes, porém, no final deste ano listarei todos os trabalhos em que tenho estado directamente envolvido no nosso concelho. Só porque sim.
.
Andarei, creio eu, dividido para o resto dos meus dias. Moura solar e Mértola lunar? Ou ao contrário? Não se pode ter tudo ao mesmo tempo. Embora eu tente. O poema de Cecília Meireles não ajuda a resolver nada mas é bonito.
.
.
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa estar
ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinque, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

18 comentários:

Amareleja disse...

Às vezes também chove e faz Sol ao mesmo tempo!!!

Unknown disse...

Confesso que quando comecei a ler o post, fiquei com a sensação que a saida seria para Mértola, depois li que não mas fiquei contente pelo seu novo desafio, parabens e boa sorte! Continuamos a encontrar-nos aqui faça chuva ou faça sol...

Dulcineia disse...

Tera o Santiago "bicho carapinteiro" ?
A meu ver nem que os dias tivessem 48 horas te chegavam para fazeres tudo o que tu queres.
Segue, segue, segue...com sol ou com chuva tanto dà; mas sem nuvens !

Veio-me à memoria Paco de Lucia :
"Yo solo quiero caminar, como la lluvia en el cristal..."

Anónimo disse...

Mais umas 5 ou 6 vidas e, talvez, o Santiago conseguisse fazer metade das coisas que tem em mente. A rotina é desmotivante mas quebrar a comodidade da rotina, implica alguma dose de coragem. Nem todos têm essa possibilidade, capacidade, coragem ou inquietação para aceitar novos desafios.
Um anel por cima das luvas, um doce mais barato para se ficar com algum dinheiro no bolso, um dia de chuva e sol com o arco-iris a colorir o horizonte...e porquê escolher isto ou aquilo quando se pode ter um pouco de tudo? Dá mais trabalho mas,quem corre por gosto não cansa.

Boa sorte.
BB

Anónimo disse...

... agora que o 1º andar do antigo mercado ia, a pouco e pouco pois não pode ser à bruta, entrando em ritmo normal de trabalho ... tomem lá este mail!!!!

... como o meu amigo deixará de estar em regime de permanência, recordando a sabedoria popular ... patrão fora, dia santo na loja.

Lixo Tóxico

Santiago Macias disse...

Este comentário é muito pouco simpático para quem trabalha no Dep. Técnico. E, como todas as generalizações, é injusto.
Faremos as avaliações no final.

Anónimo disse...

Felecidades Santiago em mais um desafio que desejo traga mais saber e realização para a sua conta corrente.
Como sobralense, embora afastada, não posso deixar de sentir um bocadito de frio ... só frio.
Deve ser do tempo de Inverno em que o sol, mesmo quando brilha, é amarelado e sem calor.
Abraço e sucessos.
MEG

Anónimo disse...

Embora lhe deseje muita sorte, não posso deixar de referir que mais uma vez vai deixar em varáis o eleitorado que votou em si. Por mais vontade que tenha alguem vai sair prejudicado, e eu acho que sei quem é. É claro que não vai ser o Sr.
Só DEUS consegue estar em todo o lado.
Um abraço e boa sorte.
Alguem do Concelho

Santiago Macias disse...

Caro "Alguém do Concelho"
Correndo o risco de me repetir: faremos a avaliação do meu trabalho como vereador em 2013. E não antes. Como parece estar atento ao blogue convido-o(a) a ir seguindo as novidades.

Santiago Macias disse...

Para dois anónimos, cujos comentários foram, prudentemente, "aparados" (v. parêntesis rectos):

1. Primeiro o Presidente fora (entre Associações, Ambaal's e outras que tais é dificil estar em Moura), agora o Santiago. Fica a [Zeza] e o Zé.

2. O Santiago mesmo ausente cumpre o seu dever, [...]

Dois comentários meus: no primeiro caso era feito um comentário fora de contexto. Depois, devo dizer que o Presidente não me passou procuração mas o que diz não corresponde á realidade. Quanto ao segundo: não estarei ausente, mas bem presente. Várias iniciativas serão anunciadas nas próximas semanas. Há projectos importantes em fase de conclusão ou de lançamento. O resto do comentário é matéria "sindical" e não tem aqui lugar.

Cumprimentos
SM

francisco perfeito caetano disse...

Meu caro Santiago Macias

Desejo-lhe boa sorte como investigador residente na univ. de coimbra, se fosse a do Porto ( não é por desleixo que o nome de coimbra está com letra pequena e o Porto se apresenta de cara diferente, a capitular é o rosto de uma frase, palavra ou texto...)sempre trocávamos algumas ideias sobre vários assuntos(veio-me à memória um livro de Mário de Carvalho) entre os quais porquê trocar Moura agora ou prestes que o presidente irá precisar de alguém que continue a obra.
Eu que apostava tanto no meu caro Santiago Macias.
Defendo que à frente de instituições como são as câmaras não basta economia tem que se saber de livros, de cinema, de cultura, um pouco como Warnier que propõe-nos como cultura, a totalidade complexa que compreende as capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade um pouco mais que para Aristóteles onde a cultura seria(é)o melhor conforto da velhice.
Em suma estamos a lidar com pessoas não com números e o que traz maior qualidade de vida às pessoas que devemos servir é comportar-mo-nos como homens de cultura.
Não cometendo a indelicadeza de pensar sequer que como afirma Marcel Proust que "a ambição embriaga mais que a glória" a verdade é que com um pé na bafienta univ.de coimbra e outro na solar Moura é esta que fica a perder e duvido que qualquer pós doutoramento(estou simplesmente a especular) valha tamanha lavoura.
"Ab alio expectes, quod alteri feceris" ou para terminar reiterando os desejos de boa sorte mas sempre avisando que "Ad praesesn ova cras pullis sunt meliora".

António Baião disse...

"É uma grande pena que não se possa estar
ao mesmo tempo nos dois lugares!"

Podes crer que ficaremos todos a perder..., Moura e todo o Concelho.

Muitas felicidades e sucessos!!!
António Baião

Anónimo disse...

Assino de cruz o comentário de Caetano.

Watergate

Santiago Macias disse...

Caros amigos

Julgo que há aqui alguma precipitação, e não é minha. Digo e repito que manterei os pelouros que actualmente detenho. E já tenho trabalho a andar para 2010.
Não se trata de um pós-doc. É um projecto de investigação sobre o território de Beja. Até a esse nível há "coincidência geográfica" com estes domínios.

francisco perfeito caetano disse...

leia como provocação humorística:

Lá vem outro que esteve em Mértola a investir (no sentido de investigar) sobre o território de Beja.

Santiago Macias disse...

Eu diria que é humorística e "realística"...

Julia Macias-Valet disse...

"Mi libertad consiste en tomar de la vida lo que me parece mejor para mí y para todos; y en darlo con mi vida."

Juan Ramon Jimenez

Santiago Macias disse...

Ena, menina Júlia!
Sim senhor!
(atenção ao post de logo à noite; vai trazer-te recordações fortes!)