terça-feira, 18 de maio de 2010

PECADO MORTAL

UMA NOTÍCIA TRISTE NO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
.
A informação do encerramento do Museu da Cortiça de Silves, por falta de verbas, constitui uma péssima notícia, especialmente quando corre no Dia Internacional dos Museus. A direcção do ICOM Portugal não pode deixar de manifestar o profundo pesar que esta notícia nos causa, renovando o conteúdo do comunicado emitido em 15 de Dezembro de 2009, que se abaixo se transcreve. Fazemos votos para que este encerramento seja apenas temporário, até que sejam encontrados os meios que permitam o museu reabrir. E simultaneamente incentivamos todos os que acompanham e amam os museus para que reflictam no carácter paradigmático que este caso pode constituir: de como um museu tão celebrado, pela valia intrínseca das suas colecções e pelo projecto museológico que protagonizou, reconhecido com o prémio de “Melhor Museu Europeu do Ano”, pôde ser conduzido até ao estado em que se encontra. Que limites devem existir para a gestão empresarial privada de colecções de indiscutível interesse público ? Que limites para as parcerias público-privadas ? Que limites, enfim, para a progressiva alienação das responsabilidades do Estado na área dos museus, a que temos vindo assistir, em nome do liberalismo social ?
.
Luís Raposo
Presidente do ICOM Portugal
.

Fotografia: Manuel Ramos

Já em tempos tinha aludido a este tema. A triste notícia confirma-se agora.

3 comentários:

Manuel Ramos disse...

Obrigado pela referência, caro Santiago.
Dou mais informações por aqui:
http://vereadordacdu.blogspot.com/

Anónimo disse...

de silves para o seixal,amora,cova da piedade e depois para o norte a mesma luta.onde está o mecenato responsável do sr. amorim? acha que não tem obrigações sociais/culturais?escrevam uma carta reivindicativa ao sr. e depois publiquem a resposta.

francisco caetano

Miguel Serra disse...

O grande "sucesso" das parcerias público privadas ou mesmo empresariais na área do património começa a dar os seus "frutos", de tal forma que insiste-se nestas modalidades para os novos grandes projectos anunciados, pois já circula na comunicação social que o Museu / Parque do Côa será gerido por uma Sociedade Anónima. Quanto tempo decorrerá até os nossos decisores políticos acharem que o tão badalado Museu Nacional de Arqueologia precisa de uma gestão do género? Será qie alguém conhece exemplos de sucesso em Museus com este tipo de gestão?