sexta-feira, 8 de outubro de 2010

À ESPERA DE UM DESMENTIDO

De entre os meus múltiplos defeitos não está o da inveja. O salário dos outros ou o sucesso dos outros ou me deixa indiferente ou, se são amigos, feliz por eles.
.
Isso não tem nada a ver com uma obscenidade que hoje corre pela net e que fui picar a um blogue amigo, o ACINCOTONS. Salários desta dimensão (cf. lista) são um exemplo acabado de ganância e de falta de respeito para com a sociedade.
.
Os nossos gestores de topo (a avaliar pelo estado desgraçado de algumas empresas públicas não sei muito bem o que eles topam...) gostam, por dá cá aquela palha, de dar o exemplo dos países nórdicos: a Dinamarca isto, a Suécia aquilo, bla-bla-bla.
.
Não me parece mal o exemplo. Sigamos o exemplo: os CEO - não falo dos simples administradores - das 23 maiores empresas suecas (incluindo as financeiras) têm salários mensais da ordem dos 110.000 euros.
A avaliar pela escala portuguesa devem ser uns incompetentes do caraças... Tendo em conta o subdesenvolvimento sueco só pode ser isso.
.

2 comentários:

Curioso disse...

Caro Santiago, um pequeno desmentido: os valores são anuais, não mensais, pelo menos falando no primeiro da lista, o tal brasileiro da TAP.

P.S.: Imagino que estavas à espera do meu comentário... Hehe.

Curioso disse...

Ah! Ainda outra coisa: a TAP não recebe qualquer verba do Governo, independentemente dos resultados serem negativos ou positivos. Obrigações europeias assim obriga.

Fala-se muito dos prejuízos da TAP (300 milhões de euros, etc, etc) mas há mais de dez anos que o Governo não injecta dinheiro nesta empresa (ao contrário de muitas outras que vivem do dinheiro injectado pelo Governo).

O facto da TAP estar abrangida com o tal plano de austeridade que irá fazer com que os funcionários que recebem mais de 1500 euros irem descontar uma percentagem do seu vencimento para ajudar na luta contra o défice nacional não irá beneficiar em nada o Estado, pois, tal como já o afirmei, a TAP não recebe qualquer ajuda do Governo.

O que irá acontecer é o Governo ir receber menos impostos por parte dos funcionários da TAP já que os mesmos irão receber menos, então irão descontar menos, obviamente!

Até esse Sr. Fernando Pinto aparecer na TAP, o lugar era ocupado com alguém da confiança politica do Governo, ou seja, um incompetente mas que era da mesma cor partidária. Ganha demais? Talvez! Mas quem lá estava anteriormente até poderia ganhar um décimo do que o Fernando Pinto ganha actualmente que, aí sim, era um exagero.

Mas, Santiago, eu sou suspeito em falar, claro.

Abraços!

P.S.: No dia 24 de Outubro vou ver o Moura. O caro amigo Santiago aceita o convite?