terça-feira, 5 de outubro de 2010

THE GREAT REPUBLICAN SWINDLE

.
Não é má vontade, mas o 5 de Outubro sempre me deixou frio. Sou republicano e acredito que todos os homens nascem iguais. E, sendo funcionário público há 24 anos, sou também defensor da causa pública.
.
Já esta história da 1ª República e das igualdades que esta, supostamente promoveu...
.
Citações rápidas (do Expresso do passado sábado):
.
Em termos gerais (...) a população portuguesa, composta por 5,5 milhões de pessoas, era maioritariamente analfabeta, permanecendo, no essencial, à margem do significado e do impacto do republicanismo vitoriado. Este, seria, de resto, um dos argumentos mais evocados para justificar a renúncia ao direito ao sufrágio universal, tão evocada durante a propaganda, e que a lei eleitoral de 1913 - bem mais restritiva do que a legislação eleitoral monárquica - consubstanciaria. (Fernanda Rollo, FCSH/UNL)
.
A revolução republicana significou uma mudança de gerações na elite. Não significou uma maior participação da população. (...) A Primeira República, sem sufrágio universal, sem eleições justas e sem rotação pacífica no poder, não faz parte da linhagem da atual democracia. (Rui Ramos, ICS/UL)
.
Viva a República? Sem dúvida, mas a que o 25 de Abril consagrou. Não a outra, de uma classe patrícia urbana que, por inabilidade própria e conjunturas externas desfavoráveis, preparou o caminho do fascismo.

5 comentários:

Curioso disse...

Caro Santiago, não quero ser sarcástico, mas para mim o que conta é o facto de ser feriado.

Abraços!

Anónimo disse...

Fim à Terceira República !!!

Construamos a Quarta República nem que seja a tiro e com sangue.

LT

Anónimo disse...

A do 25 de Abril terá sido a melhor? Até ao momento sim, mas não creio que vamos ficar por essa.
Porque se ficar, cada vez isto estará pior.
Mesmo o 25 de Abril além dos seus prós, também como tudo t~em os seus contras.
Têm como negativo a governação socialista. Um modelo socialista gasto, que parece ter os dias contados. Isto a ver, pelos ventos que sopram de Cuba.

Santiago Macias disse...

Haja calma com isso do tiroteio, amigo LT.
E de socialista a nossa governação tem bem pouco. A de Cuba também parece que vai deixar de ter. O mundo está a ficar confuso...

Anónimo disse...

È verdade sim Sr. o mundo está a ficar confuso, mas a culpa é de nós Humanos, mas a verdade é que as pessoas para atingir os seus objectivos passam por cima de tudo e de todos, este mundo de agora é só de consumismo vaidade,e corrupção
e nada de amor ao proximo tudo quer têr o doutorismo para quê se no fundo das suas raíz não Têm príncípio e aqueles que os tiveram são aqueles os mais críticados e penalizados e será porquê?

Não nâo sou fascista mas uma coisa é certa á 100 anos Portugal estava da mesma maneira