quinta-feira, 9 de junho de 2011

VAMOS VER O PORTER! VAMOS VER O PORTER!

É uma história com quase 20 anos. O então primeiro-ministro Cavaco Silva contratou Michael Porter, mago da Harvard Business School para dizer aos portugueses como é que era. Durante meses não se falou de outra coisa. O Porter vai cá estar, o Porter já cá esteve, o Porter vem, o Porter não vem. No fim saiu um relatório, que um conhecido economista meu amigo (bem conservador) me classificou como "um chorrilho de banalidades".

Do site Compromisso Portugal:

Os principais benefícios desse estudo foram a discussão pública que promoveu à volta de temas até então relativamente novos como a produtividade, a competitividade e o papel das empresas, empresários e Estado no desenvolvimento económico e que se tem prolongado até aos nossos tempos.

Alguns aspectos relevantes foram salientados no Relatório Porter:

- A importância dos factores de enquadramento desde a Educação (já então se falava num novo sistema de governo para as escolas e na avaliação e responsabilização dos professores) até à política da I&D, passando pelas vantagens da existência de mercados abertos e em sã concorrência, e de consumidores educados e exigentes.


- A vantagem de existirem clusters industriais, devendo Portugal, sem prejuízo de criar novos, aproveitar os existentes modernizando-os.


Ao contrário do que por vezes se escreveu, Porter não disse que nos devíamos basear apenas nas indústrias tradicionais e que para aí deviam ir todos os apoios públicos.


O que ele disse é que a existência de clusters em certas indústrias consideradas mais tradicionais não era necessariamente um ónus, mas uma oportunidade a explorar pois elas poderiam vir a ser fonte de criação de riqueza se a inovação e novas tecnologias nelas fossem devidamente aplicadas.


Também para Porter estava claro que não cabe ao Estado escolher as indústrias com sucesso no futuro. O Estado e os governantes não são os melhores decisores nessa matéria.


Cabe ao Estado criar um enquadramento favorável à atracção e retenção de investimento de qualidade, devendo os clusters resultar das iniciativas mais ou menos concertadas dos empresários.


O Estado poderá conceder algum apoio acessório logo que o cluster ganhe forma e obtidas provas do seu sucesso, nomeadamente promovendo a criação de condições específicas de enquadramento de suporte a essas indústrias/clusters.


Fim de citação. Queriam mais? Chamem de novo o Porter. Talvez ele, os seus ajudantes de feiticeiros, mais os economistas todos que, na Pátria, todos os dias nos apontam o caminho do paraíso, nos possam dar uma ajuda.


Há melhor? Há. Mário Cesariny de Vasconcelos (1923-2006) é melhor:

Vamos ver o povo
Que lindo é
Vamos ver o povo.
Dá cá o pé.

Vamos ver o povo.
Hop-lá!
Vamos ver o povo.

Já está.


in Nobilíssima Visão (1959)

2 comentários:

AM disse...

Nos anos 90 apanhei com o "Competitive Advantage" do M. Porter, e acho que na altura faziam sentido os novos conceitos. Hoje, a maioria deles já não aplicam em razão de muitos factores globais económica e politicamente falando.
Bye Porter

Santiago Macias disse...

Comentário, de um anónimo, "editado" por mim:

Viva o Mário Cesariny!
Que se ***** os economistas!