terça-feira, 21 de abril de 2015

CASTELO DE MOURA, A PARTIR DA NECRÓPOLE ANTIGA

Vista do castelo de Moura, ao fim de uma tarde de luz, a partir do sítio onde outrora esteve a necrópole romana da cidade.


Perdi os Meus Fantásticos Castelos

Perdi meus fantásticos castelos 
Como névoa distante que se esfuma... 
Quis vencer, quis lutar, quis defendê-los: 
Quebrei as minhas lanças uma a uma! 

Perdi minhas galeras entre os gelos 
Que se afundaram sobre um mar de bruma... 
- Tantos escolhos! Quem podia vê-los? – 
Deitei-me ao mar e não salvei nenhuma! 

Perdi a minha taça, o meu anel, 
A minha cota de aço, o meu corcel, 
Perdi meu elmo de ouro e pedrarias... 

Sobem-me aos lábios súplicas estranhas... 
Sobre o meu coração pesam montanhas... 
Olho assombrada as minhas mãos vazias... 

Florbela Espanca
A Mensageira das Violetas

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta fotografia parece ter sido tirada a partir da Rua Externato Paula Vicente (Qtª de Stª Justa). Era aí a Necrópole Antiga??? A foto é, de resto excecional! Sou um entusiasta de fotos de nuvens e outros elementos meteorológicos, e o local supracitado é excelente para este tipo de enquadramentos... Mas Necrópole Antiga? Será engano ou é mesmo desconhecimento meu?

Obrigado

Luís Ambrósio