segunda-feira, 10 de agosto de 2015

CINCO ANOS MAIS TARDE...

Há conquistas recentes. E números significativos. A Assembleia Geral da ONU reconheceu no dia 27 de julho de 2010 o acesso a uma água de qualidade e a instalações sanitárias como um direito humano (“Diário de Notícias” de 29.7.2010).

O texto "declara que o direito a uma água potável própria e de qualidade e a instalações sanitárias é um direito do homem, indispensável para o pleno gozo do direito à vida". Nessa altura, 884 milhões de pessoas no mundo não tinham acesso a uma água potável de qualidade e mais de 2,6 mil milhões não dispunham de instalações sanitárias básicas. A falta de condições a esse nível era causadora de dois milhões de mortes anuais, na sua maioria crianças.

A recente inauguração de uma exposição sobre a água, no Museu Municipal, no passado dia 30 de julho, vem chamar a importância para este recurso e para a necessidade do seu uso democrático.

No nosso concelho o uso da água para toda a população é, e não nos esqueçamos desse facto, uma conquista recente. Até há cerca de 50 anos, apenas uma minoria tinha acesso a água canalizada e a um abastecimento regular. As obras ficavam dependentes de benesses pessoais e de favores de pessoas bem colocadas no regime. Uma das principais lutas do pós-25 de abril foi, justamente, a da garantia do abastecimento de água e de redes de saneamento dignas desse nome. Recordo-me perfeitamente do Rio da Roda ser um esgoto a céu aberto e das águas residuais correrem em valas abertas em ruas da Salúquia. Uma realidade que foi ultrapassada mas que nunca deveria ser esquecida. Nas aldeias, a situação era substancialmente pior. Só com a Revolução de Abril e com o Poder Local Democrático esses problemas foram atacados de forma frontal e direta. Foi, nesse processo, um momento decisivo o abastecimento de água às freguesias, com o início do funcionamento da estação do Ardila, em 1988. Nos últimos anos, a luta por uma água pública e de qualidade continuou. Houve intervenções recentes, no valor de milhões de euros, em Moura e no Sobral da Adiça. Temos, hoje, água de qualidade e que cumpre todos os requisitos. As limitações que temos são as frequentes nas regiões meridionais. É assunto que, infelizmente, continua a dar azo às maiores e mais descabeladas e desavergonhadas demagogias.

A água começa a escapar, hoje, ao controle das autarquias. Com os sistemas de captação nas mãos de empresas e com uma entidade de cariz totalitário a determinar os sistemas de tarifas (refiro-me à ERSAR, que, sem ter sido eleita, objetivamante manda nas Câmaras quanto aos aumentos de preços a que nos obriga). Há restrições financeiras às renovações e melhoramentos de redes, de que todos necessitamos. O objetivo é a privatização e contra isso estamos e estaremos nós.

Por isso também, a exposição “Água: património de Moura” é uma peça de divulgação cultural e de combate político. Ao longo de quase dois anos nos encarregaremos de sublinhar essa mensagem.


Texto publicado na última edição de "A Planície".
Fotografia de Artur Pastor.

Sem comentários: