domingo, 19 de novembro de 2017

TODO O OURO DA ADIÇA

Está em curso um projeto de exposição intitulado De Totalica à Adiça: 5000 anos de mineração. Deveria ter sido concluído no verão passado mas, sinceramente, não consegui. Encerrei o processo em início de outubro e entreguei-o, em meados do mesmo mês, à entidade competente. Aguardo agora resposta.

Que se pretende? Mostrar toda a riqueza mineira do concelho de Moura e cruzá-la com a produção artística (nas suas vertentes eruditas e populares, que se iluminam mutuamente e se complementam) e com a vida quotidiana. Importa trazer à luz do dia o tesouro do Álamo, mais o thymiaterion de Safara (que pode ser ou não de Safara, mas isso é o que menos importa). É crucial mostrar (pela primeira vez) as pouco conhecidas, e hoje desaparecidas, tábuas da Adiça, assim como é importante mostrar os obeloi do Castro da Azougada. Luz e sombra em volta dos metais. Enquadrem-se os metais no texto de Hesíodo (sécs. VIII-VII a.C.), na sua Teogonia, onde se fala nos Jardim das Hespérides (o sul da Península Ibérica, provavelmente) e das árvores de pomos de ouro. Alberto Gordillo e Francisco Hermenegildo darão cor e brilho à exposição. Espero poder contar com a luz das fotografias de Jorge Campaniço.

Outras imagens (as pinturas de Alexandre Charles Guillemot, François Boucher, Johann Georg Platzer, Anthony van Dick, as fotografias de Uwe Niggemeier) entrarão em diálogo com o ambiente de uma forja. Os brinquedos tradicionais farão outro apelo à memória de todos nós. O poder do deus Hefestos estará sempre presente.

O projeto encerra com a recriação do ambiente de uma mina. Voltamos ao início e ao Génesis: "e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. / E Deus disse: Haja luz; e houve luz".

No final, sai-se para a luz.

Imagens poesia, luz e ambiente. Tradição e modernidade, passado, presente e futuro, eis a ideia central de De Totalica à Adiça: 5000 anos de mineração. Eis outra forma de afirmar o orgulho do/no nosso território. Com custos financeiros irrisórios.



Thymiaterion - usado em cerimónias rituais


Obeloi - espetos