sexta-feira, 25 de setembro de 2009

LA NUIT AMERICAINE

Tenho uma amiga que se ri por eu estar sempre a falar em filmes e recordar esta ou aquela cena dos filmes. Na verdade, já ficaram, creio que já ficaram, muito para trás os dias em que queria trabalhar em cinema. Mas não está esquecida a magia do cinema. Em menos de três minutos, François Truffaut (1932-1984) resume o que são os trabalhos de rodagem de uma película. É um excerto do filme La nuit américaine, de 1973, que acompanha a suposta rodagem de Je vous présente Françoise. La nuit américaine é uma longa e comovente declaração de amor ao cinema. Rebuscada e longa, como devem ser essas declarações.
.
A "noite americana" era um processo, hoje em desuso, de filmar cenas supostamente nocturnas à luz do dia. Os western-spaghetti usaram esta técnica com frequência.






François Truffaut teve uma enorme importância durante toda a minha adolescência, em especial através da saga de Antoine Doinel, o alter ego do realizador. Hoje parece-me bem menos intreressante, embora guarde vivas as memórias da primeira vez que vi Beijos roubados ou este A noite americana, vencedor do oscar para o melhor filme estrangeiro em 1973.

Sem comentários: