domingo, 27 de setembro de 2009

LEGISLATIVAS 2009 - BALANÇO BREVE

Está terminada a noite e ainda não acabámos de ouvir os ecos dos fazedores de opinião. Os trapezistas também já entraram em cena. Aqui vai a minha visão do que se passou:
.
PS
O suspiro de alívio ouviu-se por toda a parte. A vitória não me surpreendeu, embora esperasse uma distância mais curta entre PS e PSD. A campanha de Sócrates foi em crescendo, e ganhou confiança depois do KO a Louçã. Perde meio milhão de votos e perto de vinte deputados. Fica com 36.6 % , mas ganha uma eleição. Poucos apostariam neste cenário há uns meses.
.
PSD
29,1% e um número de votos não muito distante do de há quatro anos. Sobe em número de deputados (mais seis, antes de contar os círculos da emigração) mas não é isso que interessa nem seria essa a expectativa que Manuela Ferreira Leite. Se bem se conhece o estilo de ópera trágica que impera no PSD o ajuste de contas estará para breve. Já se ouvem afiar as facas.
.
CDS
Uma das surpresas da noite. Portas ganha em toda a linha. Chega aos 10% e ultrapassa o BE e a CDU. Mais nove deputados e mais 180.000 votos compõem o resto do ramalhete. Que bom que é dominar-se a arte do sound bite e saber falar para os orgãos de comunicação social. Tudo o mais são questões acessórias...
.
BE
Aqui não é bem uma surpresa, mas uma ironia do destino. A contestação nas ruas foi conduzida pelo PCP mas quem lucrou foi o Bloco. Mas sound bites e mais comunicação social. Em todo o caso é sempre notável subir quase 200.000 votos e duplicar a representação parlamentar. Louça continua, contudo, sem esclarecer se é ou não é um revolucionário.
.
CDU
Mais 15.000 votos, mais três décimas percentuais e mais um deputado. Uma vitória com um gosto pouco doce. Sobretudo depois de quatro anos de tão intenso trabalho. No que ao distrito de Beja diz respeito esta eleição foi marcada por um avanço notável da CDU (que cresce em percentagem e em número de votos), dado também confirmado no concelho de Moura. Fica a certeza que, sem a combatividade da CDU outro galo cantaria. Assim cantam só os cucos...
.

7 comentários:

Curioso disse...

Caro Santiago, segundo a sondagem da Rádio Planicie online, possivelmente a CDU nem irá eleger um vereador... LOL

Acaba por ser curioso o resultado desta sondagem!

Anónimo disse...

O Santiago é fazedor de opinião ou trapezista?

Santiago Macias disse...

1. Aquilo da Rádio Planície não uma sondagem. Como diria o poeta "é uma coisa em forma de assim"...
2. Nem fazedor de opiniões, nem trapezista, ainda que a provocação tenha graça.
Santiago Macias, 46 anos, português e mourense, historiador, autarca, fotógrafo amador e professor universitário. É o B.I. possível neste momento...

Curioso disse...

Peço desculpa por não ter colocado aspas "" em "sondagem". A ironia ficou mal explicita!

Anónimo disse...

Por falar em sondagem da Rádio Planicie, também não deixa de ser curioso ver o CDS à frente do PDS e, pasme-se, da CDU. Aquilo é uma sondagem ou um jogo infantil para quem não tem mais nada que fazer?
Esqueceram-se de avisar que cada pessoa só deve votar uma vez.
Quanto ao balanço, aqui fica a minha opinião pessoal:
- O PS não termina esta legislatura;
- Depois das Autárquicas Manuela Ferreira Leite tem os dias contados;
- Quando o PSD for uma oposição credível o CDS volta a perder votos;
- O Bloco de Esquerda manterá ou não esta votação dependendo da gestão que consiga fazer destes votos. Uma futura aliança com este "género" de PS pode significar o seu fim;
- A CDU manterá o seu eleitorado. Não sendo uma coligação de altos e baixos gostaria que, a curto ou médio prazo, pudesse em conjunto com o BE (ou outra força de esquerda)ser uma alternativa de governação em Portugal.
Como já foi referido noutro texto, o PS de socialista só já tem o nome. Não é surpresa. Desde o tempo do Mário Soares que isso acontece...
Resta-nos esperar por melhores dias ou, em alternativa, contribuirmos para que cheguem mais depressa.

B.B.

maria josé henrique disse...

Se o meu amigo me permitir eu gostaria de acrescentar mertolense ao seu B.I., o que, naturalmente, para nós é uma grande honra.

E claro que a CDU em Moura vai eleger 4 candidatos, pois quem de bom senso quererá deixar de fora um vereador como o Santiago?!

mjh

Santiago Macias disse...

OK, aqui vai, então:
Santiago Macias, 46 anos, português, mourense e mertolense, historiador, autarca, fotógrafo amador e professor universitário.