quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ODE TRIUNFAL A THOMAS WEINBERGER

Ao olhar a fotografia de Andreas Gursky lembrei-me do trabalho de Thomas Weinberger (n. 1964). Algumas obras suas foram expostas, há uns dois anos, em Lisboa. São vários os motivos que me remetem para esse autor. Primeiro, as imagens da sociedade de consumo estão longe de Calais; segundo, este orgulho na civilização leva-me a Álvaro de Campos; finalmente, porque a energia está no centro do nosso futuro.
.
A luz de Weinberger é bonita? É esplendorosa. Estaremos todos encadeados? Nem por isso. E dá vontade de dizer, como Goethe, mehr licht!
.
.

Eia! eia! eia!
Eia electricidade, nervos doentes da Matéria!
Eia telegrafia-sem-fios, simpatia metálica do Inconsciente!
Eia túneis, eia canais, Panamá, Kiel, Suez!
Eia todo o passado dentro do presente!
Eia todo o futuro já dentro de nós! eia!
Eia! eia! eia!
Frutos de ferro e útil da árvore-fábrica cosmopolita!
Eia! eia! eia! eia-hô-ô-ô!
Nem sei que existo para dentro. Giro, rodeio, engenho-me.
Engatam-me em todos os comboios.
Içam-me em todos os cais.
Giro dentro das hélices de todos os navios.
Eia! eia-hô! eia!
Eia! sou o calor mecânico e a electricidade!

.
In Ode Triunfal (Álvaro de Campos)

.
Site do fotógrafo:
http://www.thomas-weinberger.de/

1 comentário:

Dulcineia disse...

Resposta ao QUIZZ :

Foto 1 - Complexo de Sines ?
Foto 2 - Sheikh Zayed Road (Dubai) ?
Foto 3 - Aéroporto de Beja ?

As ultimas duas tenho quase, quase a certeza que acertei.