quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ARGEL III - ELSIE HERBERSTEIN

Dei há dias, numa daquelas gavetas onde guardamos as coisas que não queremos deitar fora e a que não sabemos exactamente o que fazer, com um postal do porto de Argel, publicado por Elsie Herberstein (n. 1963) em 2004, e que ela mesma me deu poucos dias depois de ter sido impresso, durante um jantar num restaurante de nome pomposo e fora de contexto: Le Béarnais.

.

Cidadã do mundo, Elsie estava nessa altura no Magrebe, preparando um livro, Alger, simples confidences, que saiu um ano depois na Jalan Publications. Não sei se a cidade me pareceu algum tão espantosamente colorida como ela a desenhou, mas Elsie é, ela mesma, uma pessoa colorida. Os seus cadernos de viagens vão do Cambodja à África do Sul e do Tibete à Guatemala. Não voltei a encontrá-la, mas sei, pela sua página na net, que continua a desenhar e a publicar. É pouco provável que Elsie tenha alguma vez ouvido falar do poeta Ibn Sara (1043-1123), mas este poema, que não é sobre Argel, evoca-me a cidade de forma impressiva, e em tons muito próximos daqueles que ela a viu.

.

"Os viajantes da noite murmuram o teu nome
e as areias do deserto derramam sobre quem te pisa
o perfume do almíscar.
E da formosura da invocação sabemos da beleza do invocado
como pelo verdor das margens se pressente o rio".
.
Ibn Sara era natural de Santarém.
.
Para mais informações sobre o trabalho e o percurso de Elsie Herberstein veja-se

2 comentários:

Anónimo disse...

Para ouvir Alger Alger - Lili Boniche

Santiago Macias disse...

Boa ideia! Belíssima ideia! Comprei um CD de Lili Boniche há já uns bons anitos. Se houver alguma coisa no YOUTUBE vai sair à cena aqui na Avenida.