quarta-feira, 28 de abril de 2010

ÉCHEC FRANÇAIS

Depois de um jogo chatérrimo, o Inter passou à final da Champions. Pela primeira vez desde 1972 (derrota ante o Ajax) o clube de Milão chega ao derradeiro jogo da competição. Desde 1965 que o Inter não vence o principal torneio do futebol europeu.
.
Não esse o aspecto que mais me chama a atenção nas competições europeias, mas sim o habitual fracasso das equipas francesas. Veja-se este panorama:
.

Equipas francesas que venceram a Champions League – 0

Equipas francesas que venceram a Taça dos Clubes Campeões Europeus – 1 (Olympique de Marselha – 1993)

Equipas francesas que venceram a Taça dos Vencedores de Taças – 1 (Paris St.Germain – 1996)

Equipas francesas que venceram a Liga Europa – 0

Equipas francesas que venceram a Taça UEFA – 0

Equipas francesas que venceram a Taça das Cidades com Feira – 0
.
Uma situação incomum, para um país onde a prática do futebol é tão popular.
.

19 comentários:

Unknown disse...

parabens ao InterMourinhonazionali de Milano!!

Curioso disse...

Epá, este post foi mais rápido que a RTP1 a acabar o jogo, sem as habituais entrevistas e a passar logo para o Telejornal!

Não o fazia um adepto tão ferveroso de bola e muito menos do Mourinho, SM!!!

Santiago Macias disse...

Caro amigo AMC

Gosto muito de futebol. E não sou adepto do Mourinho, cujo desmesurado ego me irrita. Se ganhar a Champions ninguém o segura...

Mas há que reconhecer o percurso notável de Mourinho. Chegar à final com aquela equipa, que é boa mas não das 4 ou 5 melhores da Europa, é um feito.

Dulcineia disse...

É pa que o jogo tenha sido chato, tudo bem. Mas nao percebo porque é que te deu para desancares nos franceses. Ta mal !
Coitados, os gajos esforçam-se so que nao têm jeito p'raquilo. Ganharam uma vez o Campeonato do Mundo...mas andam ha mais de 10 anos a ir ao psicologo para tentar perceber o que lhes aconteceu.

DEX'OHS...

Santiago Macias disse...

Não é nada em particular contra os franceses, ora essa! Foi só uma constatação.

Dulcineia disse...

Va...2 Pais Nossos e 3 Avé Marias e ficas limpo !

Dulcineia disse...

So uma perguntinha : A piquena encima dos escadote ja nao foi a tempo de arranjar um bilhetinho ?

Santiago Macias disse...

Era uma maldade: é uma jovem gaulesa a ver as taças com uns binóculos...

Dulcineia disse...

AAAHHHH ! Pensei que era a Zahia D. (com uma peruca morena) a pesquisar mercado no estrangeiro...

Fernando Pinto disse...

Gosto desse teu jeito de provocares indirectamente a Dulcineia. Estás sempre alerta.
No que diz respeito ao Mourinho, mais uma vez estamos em lados opostos. Hoje è vulgar ser a favor de Mourinho mas recordo (ui, ai vem molho!)que não me recordo de muitos a favor dele quando eu já o era. Até fui do Leiria (antes de ele ir para o FCP)quando o meu SLB já não contava para a conquista do que estamos prestes a vencer e ninguém lhe ligava. Grande obra que ele se preparava para fazer no SLB. Mas eis que surge um ignorante em termos futebolisticos (Manuel Vilarinho) e deitou tudo a perder.
Entre muitas virtudes que o Zé Mourinho tem, destaco a capacidade de mandar bugiar o então candidato Manuel Vilarinho que se perdeu na campanha ao dizer (imperdoável), o meu treinador è o Toni. Foi o suficiente para uma pessoa com coragem e que sabe o que quer, mandar o outro dar uma volta. Por estas e outras è que eu não o considero arrogante mas sim um individuo de convicções. Para finalizar e deixar um pouco de água a ferver, tenho que referir que a descoberta de Mourinho, foi mais uma de tantas boas e mas de Vale e Azevedo.
Pergunta para o pessoal:
Acham que o Santiago e o Zé Mourinho têm algo em comum?

Fernando Pinto disse...

Para a Dulineia:
Mandares rezar o Santiago?
Julgo que è uma das muitas coisas que temos em comum e que não gostamos!

Santiago Macias disse...

Amigo Fernando

Não estamos nada em desacordo. Acho que tens razão no que se passou na altura no Benfica. Como é que o clube sobreviveu a tanto disparate é quase um milagre.
Pressentia-se, desde o início, que ali estava um treinador a sério. Não sou adepto no sentido em que a arrogância de José Mourinho me irrita. Mas claro que admiro o trabalho realizado e sentido de liderança que demonstra.

Resposta para o pessoal (a pergunta do Fernando é dirigida a público local): é evidente que não há nada em comum, excepto o facto de não fazermos a barba todos os dias. Parece que isso é um dos motivos de sucesso da parte dele junto das mulheres. No meu caso, hélas!, nunca dei por nada.

Curioso disse...

Disto é que eu gosto. Muitos comentários. Futebol e politica dão azo a muita escrita.

SM, coloque qualquer coisa sobre religião, sobre as polémicas da igreja ou sobre a visita do Papa e há-de ver em como vai ter também muitos comentadores de bancada. Eu incluido, claro!

P.S.: E também acho o Mourinho arrogante. Mas que nos temos que vergar perante a competência do homem, lá isso temos. O futebol do Inter, ontem, foi feio?! É verdade, mas é o futebol que aquela equipa sabe jogar, como boa equipa italiana que é. E o Mourinho melhor que ninguém sabe tirar proveito da equipa que tem entre mãos e não obriga a um jogo anti-natural da própria equipa.

Estou um pouco repetitivo, mas hoje falta-me a criatividade.

Abraços!

Teresa Sindicato disse...

Não acho que tenha sido chato o jogo. Também só vi a segunda parte.. Mas pelo que ouvi a expulsão não foi justa. Dadas as condições materiais, o Inter deu uma lição de Resistência e garantiu a Vitória.

Anónimo disse...

Começou no Manuel Vilarinho, a salvação do Benfica.
1º Construiu o estádio.
2º Foi com ele que reconquistou o respeito.
Quanto a dizer, (Toni é o meu técnico) na campanha para a presidência. Isso foi mesmo um ato de marketing. O Mourinho no 1º livro q escreveu, relata que a opinião do Vilarinho em relação á sua continuidade no clube, era q ele (Mourinho) fica-se.
O Mourinho começou a ser apelidado de arrogante, porque disse (com 2/3 jogadores do leiria, fazia o benfica campeão. Provou q tinha razão, e com 2/3 jogadores do leiria foi campeão. Ainda bem q não foi no benfica.
Nós portugueses, devia-mos estar orgulhosos de homens e desportistas como Mourinho, Ronaldo, Figo, Rui Costa, Vitor Baía entre outros, serem deste nosso pequeno país. Mas é exatamente o contrário, pelo menos para grande parte de lusitanos.
Parece q não convive-mos bem, com o sucesso dos outros. Se nós não conseguimos, então eles q também não consigam. A tudo isso eu chamo de INVEJA e MÁ FÉ.

maria josé henrique disse...

Tão Santiago só tu é que respondes à pergunta do Sr. Fernando Pinto ou andas a censurar os comentários?! :))
É claro que o Zé Mourinho e o Santiago têm algo em comum e não é só o facto de não fazerem a barba todos os dias...

Saudações mertolenses

Curioso disse...

Fernando Pinto?! Qual Fernando Pinto?! O gajo lá da TAP?!

Santiago Macias disse...

Caríssimo AMC, "este" Fernando Pinto é o nosso Pantera. EmMoura toda a gente o conhece.

Curioso disse...

Pois, mas e quem não sabe quem é o Fernando Pinto da TAP? Cá para mim é tão ou mais famoso que o Pantera.