terça-feira, 20 de abril de 2010

FEIRA DO LIVRO II - O PECADO MORA EM FRENTE

Abre-se o livro e lemos:
.
Ia-me elle contando as pericpecias da sua pesca, mas de repente pára e aponta para uma furna distante, visivel pelas frinchas que a perspectiva das rochas abre ao acaso: dentro estão duas mulheres sentadas, dobrando os chales com geito de quem se vae despir.
.
O rapaz não as conhece e observa:
.
-"Devem ser do campo e pensam que ninguem as vê...; a apostar que se vão despir e que a gente as vê nusinhas..."
.
- "Deixa-as lá..."
.
Despem-se com effeito, entre risos que mal ouvimos. Ambas são trigueiras comquanto mostrem nos braços uma alvura que os rostos não fazem suspeitar. Differem consideravelmente na edade. A uma d'ellas alteia-lhe a camisa no peito com exuberancias d'amojo e na outra cahe em pregas pelo gracil corpinho abaixo. Riem; riem muito, a porfiar qual d'ellas ha de primeiro despir a camisa. É a mais nova que se decide: mostra no torneado tronco dois meios limões agudos onde a outra põe logo os labios; depois esta abre tambem a camisa, soltando os tumidos seios maduros que a outra apalpa. Recrudescem os risos...
.
Mas esta scena dura apenas momentos porque ellas logo enfiam as saias brancas pela cabeça, perscrutando medrosas com a vista, em redor, e, erguendo-se, desapparecem por detraz das rochas.
.
Feche-se o livro.
.

Data de edição? 1904. Título da obra? Agosto azul. Nome do autor? Manuel Teixeira Gomes (1860-1941), este senhor de ar muito distinto que vemos no quadro. Viria a ser Presidente da República (entre 6/10/1923 e 11/12/1925). Homem de vasta cultura, deixou obra literária de grande qualidade, marcada, em obras como esta ou como em Novelas eróticas pela sensualidade e por um forte apelo hedonista.

Os últimos 16 anos da sua vida foram passados em Bougie (Argélia), num exílio voluntário.

2 comentários:

oasis dossonhos disse...

http://aguasdosul.blogspot.com/2010/04/o-desastre.html

Anónimo disse...

claro bom e limpido escritor.corajoso quanto à generalidade dos temas/tema das suas obras.homem de pecados quem os não tem.sem partilhar deles como portugues honra-me ter havido um p.república com a dimensão intelectual deste algarvio negociante rico de frutos secos nascido em ferragudo e não em portimão.

francisco caetano