terça-feira, 27 de abril de 2010

SER SNOBE

Um adolescente perguntou-me no outro dia o que é que quer dizer "és um snobe". Para simplificar ilustrei a explicação com uma história verdadeira.
.
Foi há uns cinco ou seis anos. Tinha sido convidado para participar num colóquio sobre património cultural. A Câmara Municipal organizadora do evento convidou-nos para almoçar. Ao chegarmos ao local da refeição deparámos com as mesas, devidamente preparadas, e já com as garrafas de vinho, que era Monsaraz, à espera dos convidados. O meu vizinho do lado era um conhecido académico que, depois de ter olhado atentamente a garrafa, perguntou:
.
- Este vinho é bom?
- É, respondi eu, antes de perguntar, nunca bebeu Monsaraz?
A resposta foi primorosa:
- Nunca bebo vinhos que são anunciados na parte de trás dos autocarros.
.
Ser snobe é isso.
.

7 comentários:

Teresa Sindicato disse...

Também!

Curioso disse...

Bem, está bem visto!

E a explicação está muito boa. No dia que a minha filha me perguntar o que é snobe poderei dar esta versão, mas não sei se ela irá compreender o significado.

Eu acho que me fico pela versão das "tias" de Cascais que vão comprar a roupa na Feira de Carcavelos ás quintas-feiras...

Dulcineia disse...

Caro Curioso, essa versao das "tias" nao é ser snobe é ser "pindérica" ; ))

Curioso disse...

Cara Dulcineia, até pode ter razão, mas acho que serve melhor como exemplo para uma criança de 5 anos. Além disso eu gosto do Monsaraz tinto. Não me sinto capaz de dar este exemplo.

E, ainda por cima, não concordo. A Coca-cola também faz anúncios em camiões e não deixa de ser consumida por toda a gente... quase toda a gente. Eu continuo a preferir o Monsaraz e a "coca-cola" do Continente, que é mais barata!

Anónimo disse...

O Santiago é um verdadeiro homem do Povo.

Santiago Macias disse...

Deixe-me que lhe diga que o snobismo não é exclusivo da "upper class", embora seja mais comum nesse meio...

Eduardo Lérias disse...

Engraçado o episódio!
Mas, acerca do "snobismo" é sempre curioso e também engraçado ver como algumas pessoas tentam desesperadamente aderir a essa prática e acabam por fazer "figuras tristes"!
Também me parece que para a maioria da população portuguesa, associada a essa prática encontra-se incrustada a imagem de falta de humildade, prepotência e egocentrismo e é perfeitamente perceptível a diferença entre "snobismo" e "elegância"!!