quarta-feira, 14 de julho de 2010

IGREJA DE SÃO FRANCISCO - COMEÇAM AS OBRAS DE REABILITAÇÃO

E mais esta.
.
Tiveram hoje início as obras de reabilitação da Igreja de S. Francisco, em Moura. Os trabalhos estão orçados em mais 400.000 euros e representam mais um passo na conservação do nosso património histórico.
.
Trata-se de uma área a que se tem dado particular atenção e que será intensificada através da concretização do projectos como as Parcerias para a Regeneração Urbana e da Rede Património.
.
Em breve teremos mais notícias e mais acções. E,tal como prometido, em final de Outubro será feito um balanço do primeiro ano de mandato.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

pela primeira vez descobri um erro ortográfico nas suas mensagens...

Santiago Macias disse...

Bom dia

Terá havido mais que esse, decerto. Ainda assim, neste caso não foi bem um erro ortográfico: o E e o R estão ao lado um do outro no teclado.

Obrigado pela chamada de atenção.

Jocele disse...

A Igreja de S. Francisco faz parte da minha infância. Nascido e criado no Largo de S. Francisco até aos 14 anos, era junto à igreja que brincávamos e conversávamos nas noites de Verão, entre fugas até à Salúquia – através de uma “ponte” inquietante que já não existe – e incursões guerreiras à Boavista e à Porta Nova, sítios que para nós eram “longe”.
Esta notícia encheu-me de alegria. Sempre me fez confusão que S. Francisco não merecesse mais do que ser a antecâmara da última morada dos mourenses. Gerações consecutivas de conterrâneos nossos associam inevitavelmente o monumento a “morte” e “funerais”: “Já lá está…em S. Francisco” quer dizer “já morreu”. Bem basta já termos associado às mesmas coisas à Igreja de S. Pedro…. Pois, essa já é só uma recordação. Porque a câmara de Moura, a mesma sob cuja responsabilidade recai a reabilitação de S. Francisco, promoveu a construção de uma casa mortuária em condições. Mal posso esperar…
JCL

Anónimo disse...

O Word corrige... LOL

Jocele disse...

Acho que me precipitei no meu comentário das 14,04. O entusiasmo levou-me a interpretar coisas que não estavam escritas: nada indica, nem no post nem na notícia da Planície on line, que a reabilitação da igreja de S. Francisco preveja a sua utilização para outros fins que não os relacionados com o passamento e a escuridão. Ainda assim, continuo contente, embora menos - apesar de ser um ímpio, não me desagradaria, em nome dos crentes da minha terra, que em S. Francisco ocorressem cerimónias mais luminosas.
JCL