quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ARCTIC SEA

A princípio ainda fiquei morbidamente entusiasmado: um navio desaparecido sem deixar rasto. Que segredos guardaria o Arctic Sea? Que negócios obscuros haveria? Que segredos de estado estariam ocultos pelo plácido cargueiro? Seguiram-se dias intensos. Buscas e rumores. Informação e contra-informação. Notícias de raptos e de ameaças. Pistas e desmentidos. Pedidos de resgate e a recuperação do navio. Pelo menos aparentemente, o controle do navio terá sido retomado.
.
Ainda pensei, morbidamente, na possibilidade de um Mary Celeste da era cibernética... Ao que parece, a explicação será mais fácil e plausível. E mais preocupante também.
.
O caso do Mary Celeste é o mais conhecido mistério dos mares. O navio partiu de Staten Island (Nova Iorque) a 7 de Novembro de 1872 com dez pessoas a bordo. Deveria aportar a Génova algumas semnas mais tarde. Foi encontrado à deriva no dia 4 de Dezembro do mesmo ano, 400 milhas a leste dos Açores. O Mary Celeste estava em perfeitas condições, mas não estava ninguém a bordo e o bote salva-vidas tinha desaparecido. Nunca se soube o que aconteceu, como ou porquê os tripulantes foram varridos da face da Terra.

1 comentário:

AM disse...

O triângulo das Bermudas volta a atacar?!