sábado, 7 de janeiro de 2012

PRESENÇA DO BRASIL

Quando era garoto, passava na RTP, aos domingos à tarde, um programa intitulado Presença do Brasil. Tinha dois autores, Reinaldo Varela e outro jornalista cujo nome não recordo. Durante 30 minutos havia reportagens e música. E uma coisa que eles insistiam em mostrar e que eu não entendia: capoeira, acompanhada pelos sons de berimbau. E falavam muito de um tal Dorival Caymmi.

Esse Brasil desapareceu há muito da televisão, substituído pelo das novelas. Descobri-o, anos depois, pelas fotografias de Pierre Verger e de Mário Cravo Netto, pelos textos de Erico Veríssimo (hoje não está na moda, mas é insubstituível),  de Graciliano Ramos, de Machado de Assis, pela poesia de Carlos Drummond de Andrade, pelo jornalismo vibrante de Duda Guennes. Pelo futebol, também, que no Brasil é uma religião (confesso uma certa devoção pelo Fluminense). E pela música. O que aqui deixo é um excerto do filme Fados, do espanhol Carlos Saura. Quem canta este fado de Alfredo Duarte e Amália Rodrigues é o grande Caetano Veloso. Um arquiteto carioca disse-me, há uns anos "toda a música brasileira é fado; exceto a bossa-nova, que é jazz".

Veloso é da Bahia. É aquela cidade que não conheço e em relação à qual tenho a estranha sensação de que se lá for já não regressarei.

5 comentários:

babao disse...

Ah! Ah! Eu ja falei com o Caetano Veloso e você nao : ))

Lucrecia disse...

Lindo post sobre o Brasil. Obrigada.
1- Não conheço esse programa ao qual você se referiu.Deve ter sido transmitido apenas em São Paulo e Rio de Janeiro.
2- Capoeira é uma arte marcial disfarçada de dança. Tem uma história que começa no sec XVI no Brasil colônia. É jogada até hoje.Na Bahia e no Brasil inteiro.O berimbau dita o rítmo e o estilo de jogo.
3- Dorival Caymmi, um grande compositor. Conhecido e respeitado no Brasil.
4-Futebol faz parte da vida de cada brasileiro.São muitos times. Aqui em Pernambuco nosso time é o Sport Clube do Recife. No Brasil torcemos sempre pela Seleção Brasileira.
5-Esses autores são de estudo obrigatório no ensino fundamental, ensino médio e pré-vestibulares.
6- Caetano Veloso é maravilhoso e muito querido. Não há quem não conheça uma música dele.Ficou muito charmoso cantando Estranha forma de Vida.(Eu adoro este fado)
7-Não conheço Salvador ( primeira capital do Brasil)mas dizem que é uma cidade muito bonita.
8- Ah! que inveja babao! Só o vejo pela TV.
9- Não acompanho as novelas,mas sei que alguns atores portugueses estão fazendo sucesso por aqui.

Santiago Macias disse...

Babao,
Você falou com o Caetano como? Estava assistindo a um espetáculo e disse "Caetano, você é o maior!"?

Lucrécia,
O programa era transmitido em Portugal, duvido que fosse visto no Brasil.

Lucrecia disse...

Certo.

O único artista com quem já falei até hoje foi Miguel Falabella (conversei mesmo) durante uma tarde de autógrafos na livraria Saraiva aqui em Recife.

babao disse...

Nada disso, meu caro amigo...numa festa ULTRA-PRIVADA no Banana's Power ha mais de vinte anos : ))

...um dia conto-te ; )

PS nunca fui a nenhum concerto do Caetano Veloso : ( Quando ele ia a Portugal melodiar-nos eu nao tinha dinheiro para ir vê-lo...