sexta-feira, 15 de julho de 2011

DE COMO ME TORNEI MODELO FOTOGRÁFICO QUASE AOS 50 ANOS

Post (quase) só mourense


Podia haver ideias piores...


Carlos Ferreira, talentoso fotógrafo de estúdio, mantém, desde 1970, uma interessante tradição. A de decorar a montra do Estúdio C com um tema específico, durante as Festas de Nossa Senhora do Carmo. Este ano telefonou-me a dizer que o tema seria a arqueologia e a dizer que gostaria de me fotografar. Reagi com uma sonora gargalhada e aceitei de bom grado. Por quatro motivos:


Pela amizade que tenho ao sr. Carlos e aos seus filhos Miguel Ângelo e Rui;

Gosto de sempre de participar em coisas que tenham a ver com a terra;

Mantenho um sentido lúdico das coisas, que espero não perder com o passar dos anos;

Não poderia recusar uma ideia destas a quem me fez fotografias desde os meus 3 ou 4 anos;


Às fotografias, feitas numa manhã de sábado, juntaram-se materiais de escavação: ardósia, colherim, balde, pico, escala, bússola e, até, uma cópia de um diário de campo e uma publicação sobre cerâmica do séc. XVII.


O resultado é este:



Carlos Ferreira é um artista do efémero, na mais pura tradição meridional. Quando lhe perguntei se tinha registos das 41 montras até hoje preparadas respondeu-me com um encolher de ombros e a frase "sabes, nunca me preocupei muito com isso; devo ter fotografias de umas cinco ou seis".

14 comentários:

babao disse...

A montra esta FABULOSA, estão os dois de parabéns !

Pena é que a foto que ilustra o post não seja de melhor qualidade : (

Fátima disse...

Ficou muito bem, vou passar por lá para ver ao vivo.....:)
Fátima Caro

Anónimo disse...

Vi a fotografia sem ler a explicação e assim de repente até me assustei. Parecia uma montra de Amesterdão.

NL disse...

Parabens a todos! está um otimo trabalho! :)

Santiago Macias disse...

"Vi a fotografia sem ler a explicação e assim de repente até me assustei. Parecia uma montra de Amesterdão."

Bem, que diabo, também não sou assim tão horrível, para assustar pessoas...
E numa montra de Amesterdão não teria grande sucesso.

Anónimo disse...

Assustei-me não por ser feio mas porque pensei que tivesse mudado de ramo.

Santiago Macias disse...

LOL.

É assim que se diz agora, não é?

moreira disse...

Realmente estão de parabens, muito gira. Não pude passar por lá, mas de certeza que houve sucesso....
os melhores cumprimentos
bete

Gisélia Moita Guerreiro disse...

A montra está um espectaculo.
O mérito está em ambas as partes:
-De quem nos habituou ao longo dos anos ao bom gosto e à originalidade na preparação da montra para os dias festivos.
-Ao modelo fotográfico,cuja fotogenia ressalta aos olhos.
Para mim só falta um pequeno pormenor...onde estava o papilon?
Algures esquecido por ali? ou talvez a aguardar que otrabalho findasse e pronto a servir de adereço para o traje da festa?
Parabéns a ambos.

Zélia Parreira disse...

Ah Indiana!

oasis dossonhos disse...

Amigo: Gosto da diversidade (versatilidade, como se diz agora...) e nesse sentido, a surpresa criativa desta imagem retrata o homem eloquente, o cidadão interventivo, o amigo fraterno. É uma lufada no marasmo. Um Senhor no reino dos sinhores... Bem haja pelo espírito!
Abraço
Luís Filipe Maçarico

trasgo disse...

Eh eh eh

Indiana Jones rói-te de inveja

Anónimo disse...

Uhau!!!! Que sexy!! Não conheciamos esta sua faceta, nem o próprio verdade??? Dá que pensar!Bom, mas que mais virá aí? Surpresa!!

João Gabriel disse...

A montra está muito gira e a homenagem é merecida. O blogue merecia uma imagem melhor da montra (nem que fosse o fotografado a fazer uma, que também as sabe fazer jeitosas...)