quinta-feira, 28 de julho de 2011

JOÃO SERRA: GUIMARÃES 2012

Li ontem na imprensa que o Dr. João Serra assumiu a presidência da Guimarães 2012. O projeto da Capital Europeia da Cultura tem andado envolvido em polémica e esta nomeação cria boas expetativas no sentido de superar dificuldades.

O Dr. João Serra foi meu professor de História Económica e Social (séc. XV-XVIII) na Faculdade de Letras de Lisboa, em 1983/84. Foi um dos melhores professores que tive naquela casa e conseguiu que me interessasse por uma matéria que, à partida, me merecia o mais completo desinteresse. Rigor científico, capacidade de comunicação e espírito crítico eram imagens que lhe associávamos. A sua relação com os alunos era marcada pela cordialidade, à qual dava um toque de fleuma britânica.

Encontrei-o em diversas ocasiões ao longo dos anos: em lançamentos de livros, num encontro em Monsaraz e, anos depois, como Chefe da Casa Civil do Pres. Jorge Sampaio. Facto que me permitiu estabelecer os contactos iniciais para uma visita do Presidente a Moura, em Abril de 2004. A última vez que nos cruzámos foi há poucas semanas, na Livraria Barata. Continuava afável e com vontade de passar pelo Alentejo. Nos próximos meses não deve ser...

Boa sorte, Dr. João Serra!

Sem comentários: