quarta-feira, 13 de julho de 2011

TUNÍSIA X: O PORTO DE CARTAGO



Cartago: antes e depois. Podia ter sido uma Roma a sul, mas não foi. A imagem de cima é uma reconstituição, com os dois portos: o naval (circular), no interior; o comercial, retangular, em contacto com o Mediterrâneo. A imagem de baixo, que deverá datar da primeira metade do século XX (Sidi Bou Saïd vê-se ao fundo, à direita), permite-nos constatar a manutenção do perfil do porto. As "imprecisões" e as "irregularidades" nos terrenos são sempre indiciadores do que se esconde e das alterações que os sítios sofrem. A arqueologia é, também, isso.


Quando a fotografia foi feita, os bairros de vivendas caras não ocupavam todo o espaço disponível. O tempo se encarregou de não deixar livre um só metro quadrado. Visitar Cartago a pé era, há anos, um quebra-cabeças de ruas vigiadas, seguranças de auriculares e óculos escuros e polícias armados até aos dentes. Uma experiência diferente e uma forma bizarra de ver os monumentos romanos e da Antiguidade Tardia, onde até a visita às termas de Antonino é limitada, porque o sítio está paredes-meias com o palácio presidencial.


O percurso torna-se asfixiante e temos dificuldade em ler a Cartago de há 2000 anos. Há fugas possíveis? Há sempre. Suba-se à colina de Byrsa e veja-se a cidade ao longe. E tentemos imaginar a cidade que foi e já não é.

1 comentário:

Anónimo disse...

Reconstituição do Porto de Cartago: http://italicaromana.blogspot.com/2009/04/puerto-de-cartago.html