.
A Câmara Municipal de Moura acaba de ver aprovado o projecto que apresentou à CCDRA no âmbito do concurso Parcerias para a Regeneração Urbana. O projecto, com um montante global de 9.204.000 euros poderá vir a obter uma comparticipação máxima de 4.743.000 euros, devendo ente montante vir a ser acertado com a CCDRA numa negociação a encetar em breve.
.
O projecto, liderado pela Câmara Municipal de Moura, envolveu treze entidades e permitirá agora o desenvolvimento de um importante conjunto de projectos, de iniciativa pública e/ou privada. O plano, intitulado Regeneração Urbana do Centro Histórico de Moura, tem uma forte componente de intervenção social, e uma vez que se considera essencial a fixação de população e a melhoria das condições de vida nos bairros mais antigos da cidade. Incluem-se na programação obras já em curso, como a reabilitação do edifício dos Quartéis, e outras prontas a lançar, como o edifício de recepção ao turista no Castelo de Moura. Fazem ainda parte do projecto acções tão diversificadas como a requalificação do jardim Dr. Santiago ou da Piscina Municipal, a criação de linhas para o mobiliário das esplanadas, a reabilitação do espaço público da Mouraria ou os arranjos exteriores do edifício dos Quartéis. O número total de acções previstas ascende a 35, devendo o plano de trabalhos prolongar-se até meados de 2012.
.
A aprovação desta Regeneração Urbana do Centro Histórico de Moura conjuga-se com outras iniciativas em curso, designadamente as acções do projecto Moura – 3000 anos de História, que conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.
Fotografia de António Cunha