Que nome tinham as terras da nossa região há 800 ou 900 anos? Como podemos saber isso? Que base temos para as informações? Já agora, que nomes se mantiveram e quais os que foram alterados? Um trabalho recente para a revista marroquina “Hesperis-Tamuda” deu-me ocasião para, a partir de fontes geográficas (ar-Razi, al-Idrisi, Ibn Hawqal), de algumas narrativas históricas (Ibn Idhari, Ibn Hayyan) e de trabalhos conhecidos de investigadores (Reinhardt Dozy, Cláudio Torres, Fernando Branco Correia, nomeadamente), tentar uma reconstituição das principais vias da região e de recapitular algumas hipóteses de trabalho.
Primeiro ponto, e repetindo um dado que faço sempre questão em recordar: Yelmaniah ou, pior..., al-Manijah não é Moura. Trata-se de um erro de interpretação, e de confusão criada há décadas, a partir do nome árabe de Juromenha: Julumaniah (o sítio surge mencionado, pelo menos, num texto de Ibn Arabi).
Depois, “vamos a contas”, em relação a um conjunto de pequenos sítios, e deixando de lado as mais que evidentes Baja > Beja e Yabura > Évora:
Moura – Trata-se do sítio mencionado nas fontes como Laqant, como parece evidente a partir dos materiais arqueológicos da Alta Idade Média (as estampilhas encontradas em Moura com o texto “Ecclesia Santa Maria Lacantensis”) e das referências nas fontes escritas que se reportam ao período emiral (séculos VIII-X). Que o nome se altere posteriormente não é caso único. Surge já como “Mura” num texto de Ibn al-Alfaradi. Essas mutações são admissíveis no contexto do que o malogrado Christophe Picard chamava “a renovação urbana”, que surge no final do emirado.
Serpa – Aqui o nome não muda mesmo. Era Shirba na época islâmica e assim se mantém, como Serpa, depois da Reconquista.
Pedrogão – Poderá ser, segundo a hipótese de Abdallah Khawli, o sítio de Riba Awtah (margem alta), junto ao Guadiana e perto de Beja, onde se travou a batalha de Ubadah Bitrushah. As palavras derivam do latim "oppidum petrosum (fortaleza pétrea) e poderão, os dois dados toponímicos, ser referência às margens do rio, naquela zona. A hipótese é plausível, até pela proximidade entre Petrosum > Bitrushah > Pedrogão.
Santo Aleixo (?) – É, com elevado grau de probabilidade, o sítio que corresponde às minas de prata de Totalica, referidas por ar-Razi. O nome vem da ribeira de Toutalga, ali bem perto. Pode também admitir-se que o topónimo não corresponda, em rigor, a um só local, mas sim a um território. Que se situaria, nesse caso, algures entre Santo Aleixo e Ficalho.
Monsaraz – É, sem dúvida, a Sharysh de al-Idrisi, que ficava junto ao Guadiana. Não só temos o microtopónimo Xarez/Xerez como a fortaleza de Monsaraz também tinha a sua torre de Salúquia (manteve-se, pelo menos, até ao século XV com esse nome: Fernão Lopes refere, na Crónica de D. João I, a porta da Çollorquia).
Cuncos – Corresponde, como demonstrou Fernando Branco Correia ao sítio de Fr(u)nksh, local referido no “Muqtbais II”. A confusão de leitura na letra inicial tem origem num erro de transcrição: as letras árabes a que correspondem os sons C e F são muito semelhantes graficamente. Uma simples falha na transcrição “transforma” essas letras. Daí a confusão, resolvida por aquele meu colega e amigo.
Alconchel – É, segundo, creio, o local que corresponde à alcaria de Ukasha, mencionado num dos périplos do al-Idrisi. Ou seja, a correspondência far-se-á lendo al-Ukasha > Alconchel.
O caminho faz-se caminhando. Ainda há poucos anos sítios como Laqant, Sharysh, Ubadah Bitrushah, Totalica, Ukasha, Fr(u)nksh estavam por resolver. Agora temos, pelos menos, explicações plausíveis. Que o tempo se encarregará de confirmar (ou não...).
Crónica em "A Planície".
A fotografia é do site do Hotel de Moura.
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