Cito do quotidiano "Público" (os sublinhados são meus):
PSOE e Junts chegam a acordo sobre amnistia. Sánchez com via aberta para formar governo
O acordo inclui as principais reivindicações das forças independentistas, com uma amnistia alargada "tanto aos responsáveis como aos cidadãos que, antes e depois da consulta de 2014 e do referendo de 2017, tenham sido objecto de decisões ou processos judiciais vinculados a estes acontecimentos". Esta era a principal exigência do Junts e está na origem da onda de contestação de vários sectores políticos e sociais ao entendimento entre os socialistas e os independentistas.Há também o compromisso por parte do PSOE de aprovar um modelo de financiamento diferenciado para a Catalunha, permitir à Generalitat que conserve a totalidade das receitas fiscais e, ainda, um perdão de 20% da dívida da região.
O acordo prevê igualmente a abertura do debate sobre a marcação de "um referendo sobre a autodeterminação do futuro político da Catalunha", através de um mecanismo independente cujo alcance e composição irá começar a ser negociado já em Novembro.
Finalmente, o PSOE compromete-se a promover medidas que facilitem o regresso de empresas à Catalunha que tenham transferido as suas sedes e actividades para outras regiões na sequência da crise desencadeada pelo referendo ilegal de 2017.
Sem comentários:
Enviar um comentário