quarta-feira, 13 de novembro de 2024

O METRO DE LISBOA E A NOVILÍNGUA

Lemos coisas assim, a propósito das novas carruagens do metro:

"Estas novas carruagens, desenvolvidas pela Siemens e Stadler, para o Metro de Lisboa, prometem melhorar a experiência de viagem dos passageiros. Com janelas mais amplas, mais espaço para facilitar entradas e saídas, e uma disposição longitudinal dos lugares sentados, está prometido mais conforto para o passageiros. Cada unidade tripla dispõe de 90 lugares sentados, dos quais 30 serão prioritários (...).

As novas carruagens do Metro, muito semelhantes ao sistema de assentos que vemos noutras cidades mundiais como Nova Iorque, dispostos longitudinalmente, prometem transformar a experiência de todos os utilizadores, uma vez que disponibiliza mais espaço para circulação no seu interior".

Para além das comparações com Nova Iorque fazerem estoirar logo o parolómetro, sublinho coisas que me fazem sempre rir:

Cada unidade tripla tem 90 lugares sentados (ena tantos!); atualmente são 168. Passam a ser 90. Queres metro? Vais de pé...

O eufemismo "mais espaço para circulação no seu interior" significa que passa a caber mais gente. De pé. Apertadinhos.


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